Título: País mostra que 'é dono do nariz', diz presidente
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2005, Nacional, p. A4

Lula comemora fim da dívida com FMI, o que para ele é 'uma opção da maior relevância'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo brasileiro mostrou "ao mundo e ao mercado" que o País é "dono do seu nariz" ao decidir zerar sua dívida com o Fundo Monetário Nacional (FMI). O governo anunciou que, até o fim do ano, vai antecipar pagamentos programados para 2006 e 2007 e quitar US$ 15,46 bilhões, que sairão das reservas internacionais do País. "Este país tem governo, este país é dono do seu nariz e nós queremos errar e acertar, mas pela nossa própria cabeça, pela nossa consciência, pelas nossas tomadas de posição", discursou Lula em almoço com oficiais-generais das três Armas. O presidente disse que essa é uma medida que está relacionada à decisão do governo tomada no ano passado de não renovar o acordo com o FMI. "Não fizemos nenhum barulho. Rompemos o acordo com o FMI, porque não precisávamos mais do FMI."

Segundo ele, parecia "improvável" que o País, em tão pouco tempo, conseguisse tomar uma decisão como essa. "E o que foi sui generis nisso? É que o FMI

queria que o Brasil continuasse com o acordo, porque era simbolicamente importante dizer ao mundo que o Brasil mantinha um acordo com o FMI", declarou o presidente.

Numa clara tentativa de mostrar aspectos positivos de seu governo, ele afirmou que essa foi uma opção da maior relevância - e lamentou que ele não tenha tido mais publicidade. Antes de Lula, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, elogiou o presidente pela decisão zerar a dívida com o FMI. "Quero cumprimentar o presidente por decidir quitar o débito com o FMI. Com essa decisão, o que vai acontecer: a queda do risco Brasil".

O governo deve, a partir de agora - prosseguiu - viabilizar as condições para que "os custos de capital fiquem compatíveis com os custos do mercado internacional."