Título: Artigo de FHC deixa presidente irritado
Autor: João Domingos, Leonencio Nossa e Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2006, Nacional, p. A4

O presidente Lula ficou muito irritado com o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no Estado de domingo. "Desfaçatez quem fez foi o governo dele", reagiu Lula ao ler o artigo, no qual o ex-presidente afirma que "2005 terminou melancolicamente", pois nunca se viu "tanto escândalo" nem "tanta desfaçatez" num só governo. Em conversas reservadas, Lula se disse convencido de que a cúpula do PSDB faz um "jogo combinado", com várias declarações de tucanos sobre corrupção na gestão do PT, na tentativa de desmoralizá-lo e inviabilizar sua reeleição. "Querem me chamar para a briga antecipada, mas não vou cair nessa armadilha", afirmou Lula.

Mesmo sem responder diretamente, ele pediu a todos os seus auxiliares, na última reunião ministerial de 2005, que não deixem acusações da oposição sem resposta. A ordem é divulgar as "realizações" do governo e fazer comparações com a gestão de Fernando Henrique.

Seguindo essa linha, o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, partiu para a ironia. "Pelo visto, os tucanos nos acusam olhando para o espelho", provocou. "Quem fez a maior farsa foram eles, que sustentaram o real artificialmente em 98, só para Fernando Henrique ganhar a eleição, e deram um prejuízo enorme ao País. Isso é que é desfaçatez."

Em uma prévia do que será a disputa política deste ano, Wagner também lembrou que o ex-prefeito de João Pessoa Cícero de Lucena Filho, do PSDB, chegou a ser preso em julho, acusado de envolvimento num esquema de fraude em licitações. "Fernando Henrique fala do petista detido com U$$ 100 mil, mas se esquece do ex-prefeito do PSDB."