Título: Serra troca cobranças em SP com presidente
Autor: Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/12/2005, Nacional, p. A5

No primeiro encontro com o prefeito da capital paulista, José Serra (PSDB), após divulgação de pesquisas que apontam o tucano como favorito na corrida ao Palácio do Planalto no ano que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado sutil aos que o julgam fora do páreo em 2006. "Política é um vício", disse ele, em breve discurso na cerimônia de inauguração de mais uma etapa das obras de modernização do Aeroporto de Congonhas, ontem de manhã, em São Paulo. Como inimigos cordiais, Lula e Serra trocaram cobranças no palanque. O presidente provocou o prefeito, que, momentos antes, havia solicitado empenho de Lula para autorizar a construção de um parque na área do Campo de Marte, zona norte da cidade, de propriedade do governo federal. "Serra, fico esperando que a discussão do Campo de Marte chegue até a minha mesa porque, naquela guerra (Revolução de 1932), São Paulo perdeu (a área) para o Estado brasileiro. Então, será a discussão sobre uma data histórica."

Em seu discurso, Serra também cutucou o presidente, ao dizer que as parcerias entre governo federal e a cidade de São Paulo devem continuar, independentemente de disputas partidárias. "Vamos continuar trabalhando juntos, independentemente de quaisquer questões de natureza partidária", frisou o prefeito. No discurso, Serra trocou o nome da primeira-dama, Marisa Letícia. "Quero cumprimentar a primeira-dama, dona Maria Letícia." Imediatamente, o ministro do trabalho, Luiz Marinho, olhou para ela, que sussurrou: "Marisa".

Serra também destacou que sua administração contribui "bastante" para o projeto de modernização do Aeroporto de Congonhas.

Depois das estocadas sutis, Lula disse que o governo federal fará o possível para que a cidade e o Estado de São Paulo continuem cada vez mais prósperos. "O que fizermos por São Paulo será pouco pelo que São Paulo dá ao conjunto da Nação", afirmou, destacando a "magnitude e a grandeza" do Estado e da maior cidade do País.

JUSTIÇA

O presidente falou ainda que a reforma do Aeroporto de Congonhas demonstra o respeito pelo povo e pela cidade. E, ao citar as obras para a ampliação do estacionamento, brincou: "Era desumano estacionar nesta área. E como temos facilidade de descarregar em cima de alguém os problemas, tinha gente xingando seis mães ao mesmo tempo pela falta de estacionamento."

Lula elogiou também o trabalho de Carlos Wilson à frente da Infraero, dizendo que ele contribuiu para a modernização de vários aeroportos. "Vir aqui é fazer justiça a São Paulo e ao Carlos Wilson. Ele afirmou que política é um vício ao destacar que Wilson vai deixar o cargo para disputar uma vaga na Câmara, no ano que vem. "Ele (Wilson) vai para a arena de guerra."

No fim do discurso, Lula deu os parabéns a Serra por receber mais uma obra para a cidade e desejou a todos um feliz Natal e um bom ano-novo: "Espero que 2006 seja muito melhor que 2005".

Participaram também do evento em Congonhas os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Fernando Haddad (Educação) e Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Ainda compareceram à cerimônia o secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, que representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), além do secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, e o vice-prefeito, Gilberto Kassab.