Título: No Rio, briga na Justiça, buracos e outra morte
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/12/2005, Nacional, p. A8

A rodovia BR-101 se converteu no mais recente cabo-de-guerra entre a governadora Rosinha Matheus (PMDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dia depois de o governo do Estado ter determinado ao seu Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que realizasse uma operação tapa-buracos nos trechos críticos da estrada, a procuradoria do Estado iniciou ontem na Justiça uma ação pública para obrigar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) a iniciar as obras de recuperação no prazo de 60 dias, sob multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento de decisão judicial. O Estado quer também autorização para fazer obras emergenciais. Ontem, operários a serviço do DNIT já recuperavam trechos da rodovia no norte fluminense. "Estamos fazendo uma operação tapa-buracos preliminar. Depois faremos a recuperação de todos os pontos críticos, com sub-base, base e recapeamento", afirmou Rodrigo Costa, coordenador regional do DNIT. Ele disse que a obra está orçada em R$ 44 milhões e a verba será liberada pelo governo federal. O trabalho começou na quinta-feira.

A ordem de Rosinha na quinta-feira gerou reações por parte do governo federal, que usou a Polícia Rodoviária Federal para impedir que o DER fizesse as obras na BR-101. Ontem, de acordo com a assessoria do Palácio Guanabara, o trabalho continuou. O governo do Estado informou que os policiais rodoviários apreenderam carteiras de habilitação e documentos de técnicos do DER em Itaboraí, onde 400 metros de rodovia chegaram a ser recuperados.

"É uma medida arbitrária. O governo federal não faz a obra, nem nos deixa fazer", criticou a governadora. "É um absurdo impedir nossos funcionários de trabalhar em prol da população fluminense. Vamos continuar na Justiça um caminho legal para a recuperação da rodovia", acrescentou Rosinha. O governo informou que foram executados reparos em 1,5 Km de estrada em Campos e 8 Km em Macaé. No total, 10 Km foram recuperados. Ontem, nos 120 Km entre Itaboraí e Silva Jardim, trecho percorrido pela reportagem do Estado, apenas uma equipe do DNIT foi encontrada.

Rodrigo Costa disse que a iniciativa do governo do Estado é "bem-vista", mas criticou a governadora por ter iniciado as obras em uma rodovia federal de modo irregular. "O governo do Estado quis ajudar, mas da forma incorreta, pois não tem convênio com o DNIT. Não temos contrato com o DER para realizar obras." O coordenador regional do DNIT disse também que o DER usou massa de asfalto fria, que solta com facilidade e pode gerar acidentes. "Além disso, as obras não estavam devidamente sinalizadas, havia operários sem camisa. É um risco para quem trafega e para quem está trabalhando."

Os motoristas que trafegam pela BR-101, no norte fluminense, reclamam muito das condições da estrada. Ontem, um acidente no Km 233, em Silva Jardim, matou uma pessoa. Por volta das 14h45, um Ômega e um Gol bateram de frente. O acidente também deixou três feridos, um em estado grave.