Título: Só 39% das prefeituras têm página na internet
Autor: Robson Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2005, Nacional, p. A10

Apenas 39% dos 5.560 municípios analisados pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada ontem pelo IBGE, possuem endereços próprios na internet, como forma de divulgar, prestar contas ou até mesmo aproximar a população da administração pública. A existência do serviço é maior nos municípios mais populosos e cai em ritmo significativo nas cidades menores. Com exceção de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, todas as demais cidades com população acima de 500 mil pessoas possuem páginas na internet. Por outro lado, apenas 30% (1.231) dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes (3.990) oferecem o serviço aos seus moradores.

SERVIÇOS

O IBGE mediu não apenas a existência de sites, mas também os serviços oferecidos nas páginas oficiais das prefeituras na internet.

Informações sobre as finanças públicas, estatísticas e legislação municipal, por exemplo, estão presentes em apenas 16% das prefeituras, na média nacional, embora alcance o índice de 82% quando consideradas apenas as cidades com mais de 500 mil habitantes.

A conclusão do IBGE é que no caso de serviços de relacionamento com o cidadão, como ouvidoria, acesso a formulários e consultas a processos, os índices ainda são muito baixos, com a internet perdendo para o telefone convencional o posto de meio de relacionamento mais usado pelo cidadão para tratar de serviços públicos prestados pelos municípios.