Título: Saída de Palocci? Ele define: `Bobagem¿
Autor: LEONENCIO NOSSA, CIDA FONTES, LISANDRA PARAGUASSÚ
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/12/2005, Nacional, p. A4

Em conversa com jornalistas, o presidente Lula classificou de ¿bobagem¿ as notícias da saída do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. ¿Isso é bobagem. Não especulem sobre isso.¿ Ao deixar o Hotel Macapá, onde almoçou, afirmou que o País já garantiu a estabilidade econômica e o desafio ¿agora é crescer¿. Lula se disse convencido de que a economia voltará a crescer fortemente no ano que vem.

¿Acho que o Brasil vive um momento excepcional. Do ponto de vista da confiabilidade externa do País nunca vivemos um momento como este.¿ Em Santana, ele disse que a economia brasileira é ¿uma casa de alicerces fortes¿, construída com ¿tijolinhos¿ aos poucos e de forma segura.

No discurso, defendeu as áreas econômica e social do governo. ¿Não é possível, em 4 anos, mudar uma história de 500 anos em que o pobre foi marginalizado.¿

Dirigindo-se ao prefeito, o petista Antonio Nogueira, afirmou que toda vez que alguém tiver de fazer uma cobrança deve olhar para a própria vida pessoal, para saber se cumpriu as promessas que fez.

REUNIÃO

A palavra de ordem de Lula agora é ¿crescimento com responsabilidade¿. O desejo de mudança na política econômica teria ficado explícito na reunião ministerial, segunda-feira, segundo relatos dos participantes. ¿A palavra de ordem agora não é mais estabilidade, é crescimento econômico com responsabilidade¿, disse um dos presentes.

Lula acha que a receita de Palocci não produziu o resultado desejado. Ele manifestou irritação com o índice de crescimento este ano, que deve ser inferior a 3%.

No fundo, teria prestigiado a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que defende mais gastos públicos, com superávit menor e execução orçamentária mais dinâmica.