Título: Comércio eletrônico também faz liquidações
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/01/2006, Economia & Negócios, p. B3

Os principais sites de comércio eletrônico também embarcaram na onda de liquidações e promoções que tomaram o varejo tradicional após o Natal. Submarino, Americanas.com e Pontofrio.com têm promoções em que prometem descontos de até 70%. As ofertas mais vantajosas concentram-se basicamente em produtos de baixo preço como CDs, DVDs e livros e são restritos a títulos específicos. Mesmo assim é possível se encontrar eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de informática com reduções de 10%. O Submarino e Americanas.com escolheram alguns CDs, DVDs e livros como foco principal dos descontos. Já o Pontofrio.com oferece uma promoção com descontos de 6% em determinados produtos e mais um bônus de R$ 60 para compras futuras, desde que atinjam um valor acima de R$ 500. "Muitos sites fizeram previsões agressivas de vendas e tiveram sobra de ou outro produto. Agora querem vender para fazer margem", explica Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria especializada em comércio eletrônico e-bit.

Segundo a e-bit, o Natal de 2005 quebrou todos os recordes do setor. O crescimento das vendas, em relação a 2004 foi de 61%, atingindo R$ 458 milhões, superando em R$ 38 milhões a estimativa inicial. O ano fechou com um saldo de R$ 2,5 bilhões em vendas pela internet, volume 45% maior do que o de 2004. Os produtos mais procurados foram CDs e DVDs, com 19% das vendas, seguidos por livros e revistas e produtos eletrônicos, setores que ficaram empatados com 16% do total das vendas. O setor que mais surpreendeu foi o de eletrônicos que cresceu 9 pontos porcentuais em relação a 2004. "O comércio eletrônico tem apresentado nos últimos anos um crescimento consistente que não está tão sujeito a variáveis macroeconômicas quanto o comércio tradicional", explica Guasti. "É muito mais ligado à expansão da internet do que a qualquer outro fator". Mesmo assim, diz Guasti, o comércio eletrônico foi muito beneficiado pela queda do dólar e a popularização dos produtos eletrônicos sofisticados.