Título: Novos indícios ligam Janene ao mensalão
Autor: Diego Escosteguy, Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/12/2005, Nacional, p. A8

Peritos suspeitam que conta bancária de assessora do líder do PP era usada como espécie de "conta-ônibus" por ele e seus parentes

A CPI dos Correios investiga novos indícios de participação do líder do PP na Câmara, José Janene (PR), no esquema do pagamento de mensalão do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Peritos da CPI avaliam que a conta bancária de Rosa Alice Valente, assessora de Janene na Câmara, funcionaria como espécie de "conta-ônibus" do deputado e de seus parentes. Ou seja, o dinheiro entra e sai constantemente. Há operações que mostram que, no mesmo dia ou nas datas próximas em que a corretora Bônus Banval fez depósitos na conta de Rosa Alice, pessoas próximas de Janene receberam repasses diretamente da assessora. Em depoimento à CPI, Valério já admitiu que repassou dinheiro de suas empresas para a Bônus Banval. Segundo ele, esse teria sido o sistema indicado por Janene para receber recursos do mensalão, supostamente repassado para que a bancada do PP votasse a favor de propostas de interesse do governo.

Peritos da CPI também estranham a elevada movimentação da conta de Rosa Alice Valente. Para eles, ela é incompatível com seus rendimentos.