Título: Lula: gasoduto será a grande obra da AL
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/12/2005, Economia & Negócios, p. B4
Projeto custará US$ 17 bilhões e deverá beneficiar todos os países da região
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante a reunião d Comunidade Sul-Americana de Nações, que o gasoduto que partirá da Venezuela para abastecer o Brasil e a Argentina "pode ser a grande obra dos próximos 50 anos na América do Sul". Segundo ele, se os países envolvidos tiverem fôlego para levar o projeto adiante, o gasoduto deverá garantir tranqüilidade no fornecimento de energia. "Espero que o Chávez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela) continue ganhando bastante dinheiro com petróleo e possa investir parte disso no gasoduto", disse Lula.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, os três países criaram um grupo técnico para elaborar um pré-projeto da obra, que custará cerca de US$ 17 bilhões. O duto partirá da região de Puerto Orda, na Venezuela, e seguirá para Manaus, devendo cruzar o Brasil e atingir o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, o Chile, a Bolívia e, possivelmente, o Peru e a Colômbia.
Para o ministro, o gasoduto será estratégico porque permitirá que as reservas de gás sul-americanas sejam usadas em benefício de países da região para garantir a auto-suficiência energética. O grupo de trabalho deverá ser instalado em 30 dias e terá prazo de 90 dias para apresentar o projeto. Rondeau estima que as obras estarão concluídas em cinco anos.
Indagado sobre o mecanismo que poderá financiar o projeto na Argentina, o secretário de Energia do país, Daniel Cameron, respondeu: "Vamos encontrar quem o financie."