Título: Ministro faz propaganda do carro bicombustível
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não deixou passar a oportunidade de fazer propaganda dos carros bicombustíveis, durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Alexander Downer. Os dois deram uma volta pela Esplanada dos Ministérios em um dos automóveis da frota do Itamaraty, com o australiano ao volante. "Temos grande interesse na tecnologia do etanol e o Brasil é um dos países que estão liderando nessa área", disse Downer, acrescentando que a Austrália está interessada numa cooperação. Questionado sobre o desempenho do motor, ele foi polido. "Gosto de carros de corrida, e esse não era um carro de corrida", disse. "Mas andou bem."

A Austrália é produtora de cana-de-açúcar e um grande concorrente do Brasil no mercado mundial de açúcar. Em meados do ano passado, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esteve no país para tentar convencê-los a produzir também o etanol. Com isso, o Brasil persegue dois objetivos: reduzir a concorrência do açúcar australiano e, ao mesmo tempo, avançar na estratégia de transformar o álcool de cana em uma commodity.