Título: Dilma afirma que não faltará energia para a expansão
Autor: Renata VeríssimoFabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/12/2005, Economia & Negócios, p. B1

A economia brasileira pode crescer a taxas de 4,5% a 5% ao ano até 2010 e não vai faltar energia, disse ontem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "O mercado pode discutir preço, mas temos energia para o Brasil crescer no horizonte de 2010", afirmou. "Quero ver que país aqui na América Latina pode falar isso." Ela admitiu que um novo apagão de energia era o "grande fantasma que pairava sobre nós". A segurança no fornecimento de energia será complementada com investimentos em outras áreas da infra-estutura, segundo a ministra. "O País precisa crescer. Não interessa se isso é da minha atribuição ou não". Para Dilma, o Brasil está na hora da consolidação da possibilidade de ter um crescimento sustentável.

Um fato fundamental nesse processo, segundo Dilma, foi a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Anteontem, o Conselho Monetário cortou a taxa de 9,75% para 9% ao ano, apesar da oposição de setores do Ministério da Fazenda.

Ao mesmo tempo, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, anunciou a redução do spread nos empréstimos concedidos pela instituição. Combinadas, as duas medidas deverão se traduzir em créditos mais baratos para o setor produtivo. O quadro "sinaliza um horizonte de barateamento do custo de capital no que se refere às decisões, favorecendo as decisões de investimentos", disse Dilma.