Título: Tanure age como controlador
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

Empresário ignora decisão judicial e assume comando

Apesar de a decisão liminar suspendendo a operação de Nelson Tanure com a Fundação Ruben Berta (FRB) - controladora da Varig - não ter sido derrubada no despacho do desembargador Siro Darlan, o empresário já assumiu seu papel de controlador. Os advogados da Docas Investimentos, empresa de Tanure, assumiram as rédeas da batalha judicial que está sendo travada entre a FRB e a equipe de juízes que cuida do caso Varig no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, o pedido para que a Varig saia da recuperação judicial - ato que motivou o TJ a determinar o afastamento da FRB do controle da empresa - foi feito pelos escritórios de advocacia da Docas, Sérgio Mazzilo e Hélio Cavalcanti. O fato de esses advogados terem assinado o pedido de desistência em nome da Varig, sem ter procuração da empresa aérea para tal, chamou a atenção da Justiça do Rio. Segundo a juíza Márcia Cunha, que cuida do caso Varig, a FRB não pode nomear advogados em nome da Varig.

Mazillo, que também defende o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, foi visto publicamente ao lado de Tanure quando este apresentou seu plano para a Varig durante assembléia de credores em outubro.

Na quarta-feira, momentos antes de a Justiça determinar a suspensão da aquisição das ações da Fundação por Tanure, anunciada dois dias antes como fato consumado, a assessoria de comunicação da Varig já trabalhava para Tanure.

Em um press release divulgado para comunicar a reincorporação de seis aeronaves, paradas há meses por falta de dinheiro para manutenção, o nome de Tanure aparecia como responsável. "A reintegração das aeronaves já faz parte do projeto de reestruturação da companhia e foi realizada dentro do planejamento de Docas S.A., nova controladora do Grupo FRB-Par", dizia o documento.

Procurada, a FRB informou que trabalha com a interpretação de que é um direito seu alienar suas ações, uma vez que não é ela quem está em recuperação judicial e, sim, a Varig. O advogado Sérgio Mazzilo foi procurado, mas até o fechamento desta edição não foi localizado.