Título: Uma revista só para os feitos de Lula
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2006, Nacional, p. A5

O Palácio do Planalto começa a distribuir neste fim de semana 1,2 milhão de exemplares de seu "jornal de prestação de contas", com as ações do governo federal nos três primeiros anos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A publicação, em formato tablóide, tem 36 páginas impressas a cores. A produção e impressão ficaram a cargo da agência de publicidade Lew, Lara, e custaram R$ 976 mil. O jornal - mais uma ofensiva do Planalto no ano eleitoral - narra os feitos que o governo considera os mais positivos, como "ações de cidadania, em educação e saúde, democracia e diálogo, construção de novas universidades, desenvolvimento econômico e emprego, política externa, abertura de ferrovias, melhoria de portos e aeroportos, retomada da indústria naval, consertos de rodovias e novas hidrelétricas".

POLÊMICAS

Enfim, as realizações do governo que, lamentou o presidente Lula, na entrevista para o Fantástico, da TV Globo, no último domingo, não puderam aparecer na mídia porque esta, em seu entender, só deu destaque ao noticiário sobre corrupção.

Entre os capítulos do jornal de prestação de contas dos três primeiros anos do governo de Lula, há um que provocará polêmicas, com certeza: o que aborda o combate à corrupção.

De acordo com a publicação, este foi o governo que mais combateu a corrupção, o crime organizado e a lavagem de dinheiro. Acontece que o governo está sob suspeita de ter montado um grande esquema para comprar deputados, o chamado mensalão. Isso, sem falar no caixa 2 de mais de R$ 55 milhões, já admitido por antigos dirigentes do PT, como o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Segundo o Palácio do Planalto, os 1,2 milhão de exemplares serão distribuídos para todos os órgãos públicos, o Congresso, o Judiciário, para todas as escolas públicas, pela Caixa Econômica Federal, que os levará também a todas as suas agências, aos consulados e embaixadas brasileiros, às prefeituras, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

ESTADOS

Também foi a Lew, Lara que produziu, ao custo de R$ 20 milhões, as peças publicitárias sobre realizações do governo federal que estão sendo divulgadas pela TV em cinco Estados - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná - e no Distrito Federal. A agência, juntamente com a Matisse, tem contrato de R$ 146 milhões com o governo federal até setembro.

A propaganda é feita nos Estados de maior população - exceto a Bahia, que ocupa o quarto lugar, e o Distrito Federal, onde o presidente Lula mora.

De acordo com o governo, os Estados foram escolhidos por terem mais habitantes - portanto, mais eleitores - e pelo maior volume de investimentos federais.

Mas é neles também que estão os principais adversários do presidente Lula num possível embate pela sucessão presidencial: o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin (PSDB, em São Paulo) e os governadores Aécio Neves (PSDB, Minas Gerais), Germano Rigotto (PMDB, Rio Grande do Sul) e Roberto Requião (PMDB, Paraná), além do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB, Rio de Janeiro) .