Título: Oposição grita agora, mas perde fôlego até a eleição, diz Lula
Autor: Ana Paula Scinocca, Ângela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2005, Nacional, p. A4

Presidente garante que só entrará na disputa se tiver certeza da vitória e diz que adversários fazem jogo rasteiro

Depois da divulgação de duas pesquisas mostrando o pré-candidato tucano José Serra à frente da corrida presidencial, tanto no primeiro como no segundo turnos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, "após meses gritando", a oposição perderá fôlego até a eleição. No lançamento da pedra fundamental da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, região metropolitana de Recife, Lula afirmou que, se entrar na disputa, será para ganhar. "Sei que nós teremos eleições em outubro, que no Brasil o clima já é pré-eleitoral. A oposição já está na rua gritando há alguns meses. E eu acho que o fôlego vai terminando quando vai se aproximando da data das eleições", discursou.

Ao lado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez - a refinaria é resultado de uma parceria entre a Petrobrás e a Petróleos de Venezuela S. A (PDVSA) -, Lula reiterou que vai decidir se disputará a reeleição "no momento certo". "Não vou precipitar nenhuma decisão. Não sou candidato antes do tempo." Anteontem, falava-se que ele poderia antecipar o lançamento da candidatura após saber dos dados das pesquisas eleitorais.

Falando de improviso e bastante à vontade, Lula foi duro com a oposição. "Não farei o jogo rasteiro dos meus adversários. Não jogarei pequeno e não baixarei o nível de uma campanha política neste país", disse.

FALAR COM ALMA

Durante pouco mais de 40 minutos, Lula discursou para cerca de 4 mil pessoas, a maioria do PT e do PSB, de seu ex-ministro Eduardo Campos. Destacou que, se abrir mão da reeleição, o PT escolherá "um companheiro" para ganhar as eleições.

Antes de começar a falar de improviso, o presidente tentou, como ele próprio afirmou, seguir o discurso escrito. No entanto, tendo Chávez como companhia e exemplo - o venezuelano falou antes dele durante 53 minutos, e só parou diante da inquietação do público -, o presidente preferiu "falar com a alma". E saiu aplaudido.

A refinaria Abreu e Lima vai receber investimentos de US$ 2,5 bilhões e deverá entrar em funcionamento em 2011. A previsão é de que, ao longo da construção, gere 230 mil empregos diretos e indiretos. A Abreu e Lima vai ser a primeira refinaria construída pela Petrobrás nos últimos 25 anos.