Título: Felisa quer carne mais barata
Autor: Alessandra Saraiva
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

A ministra da Economia da Argentina Felisa Miceli advertiu os donos de supermercados e outros varejistas para que diminuam o preço da carne bovina. Ela afirmou que o preço da carne caiu 15% no atacado, mas apenas 4% no varejo. Felisa fez a advertência após a divulgação do índice de inflação de dezembro, que apontou um aumento de 1,1% nos preços ao consumidor, na comparação com novembro. A ministra declarou que o governo não está satisfeito com essa alta.

Em novembro, o presidente Néstor Kirchner acusou os donos de supermercados de formarem um cartel para aumentar os preços. Já Felisa afirmou que há inconsistências no modo como o os varejistas reagem às variações de preços no atacado. "Quando os preços sobem no atacado, sobem também rapidamente no varejo, mas quando caem, isso não se reflete nas prateleiras dos supermercados", disse. E numa aparente ameaça, afirmou que os preços "têm de cair".

acusou. Questionada se o governo vai tentar estender os acordos com a indústria alimentícia para conter os preços até o final de 2006, ela disse que "estamos trabalhando nisso".