Título: Escravidão subsidia a carne no Brasil'
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2006, Economia & Negócios, p. B9

Um estudo que será publicado este ano no Reino Unido afirma que a carne bovina brasileira importada pelo país é "subsidiada" pelo trabalho escravo. O jornal Daily Telegraph noticiou ontem que o produtor rural britânico David Ismail recebeu uma bolsa de estudos da fundação Nuffield para visitar o Brasil e pesquisar as condições sociais na produção das "crescentes exportações de carne bovina brasileira, que estão prejudicando os preços internacionais", e teria confirmado uma denúncia que organizações internacionais vêm fazendo há algum tempo, de uso de trabalho escravo na pecuária brasileira. Segundo o jornal, em áreas remotas onde a floresta está sendo derrubada para dar lugar a pastos, Ismail constatou relações entre trabalhadores sem-teto e empregadores "similares às piores cenas no apartheid".

O aumento das exportações de carne e frango para o Reino Unido e outros países europeus tem sido alvo de forte oposição. Os produtores dizem que a carne do País tem controle sanitário inadequado e deprime os preços. Nos últimos meses, houve protestos em mercados ingleses e irlandeses contra a carne brasileira.

ACORRENTADOS

Ismail afirma que trabalhadores brasileiros analfabetos, alojados em barracos, não tinham acesso assistência médica e às vezes eram acorrentados a árvores. Segundo ele, os trabalhadores rurais - a maioria do Nordeste - são levados para a região central do Brasil para cortar árvores com instrumentos rudimentares, não são pagos , são perseguidos, brutalizados e algumas vezes alvejados.

O Daily Telegraph cita que os trabalhadores são descritos no Brasil como escravos e que o Ministério do Trabalho já libertou 11.946 pessoas nessas condições de 2000 a 2004. O jornal observa que três dos principais Estados brasileiros produtores de carne bovina - Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná - estão com as exportações limitadas devido aos casos de febre aftosa no País.

Segundo o jornal, uma certa quantidade de carne bovina brasileira cozida ou congelada é importada e usada principalmente pela indústria de refeições industriais. O Reino Unido importou cerca de 17 mil toneladas de carne congelada brasileira em 2005.