Título: IBGE estima safra recorde de grãos este ano
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/01/2006, Economia & Negócios, p. B14

Apesar da cotação em baixa dos principais produtos da safra agrícola no mercado internacional, o aumento da produtividade deverá garantir uma produção recorde de grãos em 2006. A estimativa do IBGE é que a safra brasileira chegue a 127,6 milhões de toneladas, volume 13,2% maior do que a safra anterior (112,7 milhões) e que será puxado pela região Sul, mesmo local de quebra da safra do ano passado. O gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Neuton Alves Rocha, explicou que "a perspectiva é de recuperação do rendimento médio no Sul, após uma queda abrupta em 2005". Como resultado dessa recuperação, a Região Sul participará com 41,8% da safra 2006, voltando ao primeiro lugar no ranking nacional, perdido na safra passada para o Centro-Oeste, que retorna, com 33,2%, à segunda posição.

Apesar das boas perspectivas, Rocha alerta que o acompanhamento das condições climáticas nos próximos meses é que confirmará ou não uma safra recorde em 2006. Segundo ele, as chuvas irregulares no Sul já preocupam os produtores locais. No ano passado, a estimativa inicial do IBGE era de uma safra de 134 milhões de toneladas, mas ao final, com os problemas climáticos no Sul, a safra colhida não ultrapassou 112,7 milhões de toneladas. "Depois da safra plantada, a condição preponderante para a sua realização é o clima", afirmou Rocha.

SOJA

Caso seja confirmada, a safra 2006 será recorde e terá, mais uma vez, a soja como grande estrela, com 46% da produção. Soja e milho, sozinhos, respondem por 80% da safra agrícola brasileira. A safra da soja vai crescer 15,8% em 2006 ante a safra anterior, chegando a 59,2 milhões de toneladas.

Segundo Rocha, apesar dos preços baixos, a colheita da soja será maior porque a produtividade do grão no Sul deverá chegar a 1.800 kg/ha nesta safra, ante uma produtividade muito baixa, em torno de 600 kg/ha, na safra anterior.