Título: Vírus H5NI se mostra resistente a remédio
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2005, Vida&, p. A17

Órgão suíço alerta sobre falsificação de Tamiflu

Médicos afirmaram ontem no Vietnã terem encontrado evidências de que o letal vírus da gripe aviária H5N1 se mostrou resistente ao Tamiflu, o antiviral do laboratório Roche considerado até então promissor no combate à doença. A razão seria a enorme capacidade de mutação do vírus. Essa hipótese já havia sido apresentada. Mas, agora, estudo da Unidade de Pesquisa do Hospital para Doenças Tropicais da Universidade de Oxford na cidade de Ho Chi Minh, publicado no New England Journal of Medicine, constatou que quatro de oito pacientes com gripe aviária no Vietnã morreram, mesmo tratados com o remédio.

Os testes mostraram ainda que em dois deles o vírus se tornou resistente ao medicamento. "Está ficando claro que, para tratar a gripe aviária com o inibidor de neuraminidase (Tamiflu), vamos precisar de doses cada vez mais elevadas", avaliou Anne Moscona, perito em doenças virais da Universidade de Cornell.

De acordo com o pesquisador da Oxford Menno de Jong, o Relenza, fabricado pela Glaxo Smith Kline, seria uma boa alternativa ao Tamiflu. "No entanto, ele pode não ser útil em pacientes com asma", afirmou. Desde 2003, o vírus do influenza H5N1 matou pelo menos 71 pessoas na Indonésia, Tailândia, Vietnã, China e Camboja - e tem assustado países europeus, como a Turquia e a Romênia, onde apareceram focos do vírus em aves.

FALSIFICAÇÃO

O Instituto Suíço de Produtos Terapêuticos alertou ontem sobre a venda de Tamiflu falsificado pela internet. As falsificações, vindas da Ásia, foram detectadas principalmente nos Estados Unidos. Os remédios apreendidos continham vitamina C e nenhum componente ativo do Tamiflu. A organização lembrou que os consumidores devem ficar atentos a anúncios de genérico do medicamento. Ele ainda não existe.

A Organização Mundial da Saúde e a China assinaram acordo e vão dividir amostras do vírus H5N1, para acelerar a pesquisa de uma vacina contra a doença.