Título: Partido Socialista pode ter candidata à presidência
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2005, Internacional, p. A14

Segolene Royal, de 52 anos, lidera pesquisas entre candidatos

Depois da "força tranqüila" , slogan da campanha presidencial de François Mitterrand, a França poderá adotar um novo slogan, "a beleza tranqüila", caso a candidatura presidencial de Segolene Royal, deputada e companheira de François Holande - primeiro secretário do Partido Socialista -, se efetive. Ela está liderando todas as pesquisas feitas junto aos candidatos do partido, os chamados elefantes socialistas - homens com ampla experiência política e administrativa como Laurent Fabius, Jack Lang, Dominique Strauss Khan e o próprio pai de seus quatro filhos, François Holande. Segolene Royal, já conhecida como "a musa das pesquisas", é também presidente da região do Poitou-Charente, tendo derrotado o sistema político do antigo primeiro-ministro Jean Pierre Raffarin, em pleno exercício de suas funções. Aos 52 anos de idade, bonita sem ser exuberante, ela tem se revelado uma boa comunicadora desde os tempos em que foi uma das ministras mais populares do governo do socialista Lionel Jospin. Sua mensagem passa melhor junto aos eleitores socialistas do que entre os militantes do partido que ainda se mostram relativamente reservados.

Essa antiga aluna das grandes escolas francesas, Instituto de Ciências Políticas e Escola Nacional de Administração, a cada nova pesquisa, confirma sua liderança, esmagando os demais candidatos socialistas à presidência da República. Ela trabalha para ser a candidata do PS e da esquerda porque seu companheiro, François Holande, "já não acredita nas suas próprias possibilidades", diante das fortes pressões de outros setores do partido.

As reações entre os principais dirigentes do partido são diversas, sempre cuidadosas, mas nem sempre entusiastas, principalmente depois de ela ter aparecido na reportagem de capa do semanário Le Nouvel Observateur, uma das bíblias dos social-democratas franceses. Strauss Khan, um dos pretendentes "não imagina seriamente a hipótese". Laurent Fabius - que não esconde sua ambição - tem repetido: "Prefiro não falar".

Incentivada pelas pesquisas , Segolene continua a trabalhar sua imagem com uma ousadia e energia que impressionam a todos os franceses.