Título: Juiz de NY ameaça prender grevistas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2005, Internacional, p. A13

Prefeito diz que só negocia com os líderes do movimento após o fim da paralisação que imobiliza a cidade

Roger Toussaint, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Transportes, pode ser preso. Ele é o responsável pela greve ilegal que está deixando 7 milhões de nova-iorquinos à pé. O juiz Theodore T. Jones convocou ele e mais três membros do sindicato a comparecerem hoje ao tribunal para prestar esclarecimentos. Ontem, um juiz do Brooklyn aplicou pela diária de US$ 1 milhão ao sindicato. Puniu igualmente os grevistas com dois dias de salário para cada dia de paralisação. O principal objetivo dos grevistas é impedir a criação de sistemas diferenciados de benefícios de aposentadoria para funcionários atuais e futuros.

Pelo segundo dia consecutivo, a greve no sistema de transportes coletivos forçou milhões de usuários a escolher entre praticamente quatro opções para chegar ao trabalho: ir de táxi, caminhar, pedalar ou patinar.

O prefeito da cidade, o republicano Michael Bloomberg, dirigiu-se de novo a pé a seu escritório no centro de Manhattam, enfrentando temperaturas de até 10 graus negativos e fortes ventos.

"Os grevistas devem retornar a seus postos", disse o prefeito. "Só dessa forma retomaremos as negociações."

Bloomberg insistiu na ilegalidade da greve. Pela lei estadual, funcionários públicos não podem paralisar suas atividades sob pena de punições previstas em lei. Ainda ontem, advogados da municipalidade pediram à Justiça que force o regresso dos grevistas ao trabalho, com o estabelecimento de uma multa ainda mais pesada. O prejuízo causado diariamente pela greve à cidade é estimado em US$ 400 milhões.

Mesmo diante desse quadro, o presidente do TWU, Roger Toussaint, não parecia ontem perder o ímpeto inicial, embora admitindo a possibilidade de pôr fim ao movimento antes do fim da semana. Disse que pretende recorrer da multa aplicada ao sindicato. Indagado por um repórter da rede de TV ABC sobre se a greve terminaria nesta quinta-feira, ele respondeu: "É possível. Essa questão pode ser resolvida em horas se existir vontade (da prefeitura)." Ele ressaltou, em seguida, que a greve não teria ocorrido se não fosse a intransigência do prefeito na questão das aposentadorias. "Tudo que eles têm de fazer é aprovar nossa proposta na mesa de negociações."

A greve é condenada pela grande maioria da população. Mary Colleen, uma vendedora de livros infantis, também se queixou de cansaço e frio, segurando o guidom de sua bicicleta. "Não sou ciclista. Aprendi a pedalar esta semana. Cai várias vezes."

A Casa Branca disse que, legalmente, nada pode fazer.