Título: Marine é morto pelo amante da mulher
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/12/2005, Internacional, p. A12

De volta aos EUA para passar o Natal com a família após quase um ano no Oriente Médio, o reservista dos Fuzileiros Navais Paul Berkley foi assassinado no domingo em um complô aparentemente armado por sua mulher de 26 anos e o amante dela, de 18 anos. Berkley tinha chegado na quarta-feira passada, a tempo de ouvir seu filho Zeke, de 18 anos, cantar no coral da escola, mas no domingo o marine de 46 anos foi morto, com um tiro na cabeça, durante um passeio no parque com sua mulher, Monique.

Ela foi presa sem direito a fiança, assim como seu amante, Andrew Canthy, e o namorado de sua enteada, Lawton Johnson, também de 18 anos.

A enteada, Becky, escreveu em seu próprio blog: "Isso é tudo tão irônico. Meu pai esteve no Oriente Médio por meses e não levou nenhum tiro, então ele voltou para casa, onde você presume que ele estaria mais seguro... e então, tudo isso aconteceu."

Monique, também ferida no ombro esquerdo, telefonou para a emergência pelo celular dizendo que eles tinham sido atacados por dois desconhecidos. Os gritos de Monique guiaram a polícia até um caminho arborizado onde ela estava com o marido, que morreu no hospital no dia seguinte.

Amigos contaram que eles se casaram cinco anos atrás em Las Vegas e se mudaram para Raleigh, Carolina do Norte, para que Monique - a terceira mulher de Berkley - pudesse ficar perto da família. Berkley, técnico de computador, foi enviado em janeiro para o Oriente Médio.

A mãe de Canthy, Christine, disse que o filho conheceu Monique por meio dos filhos de Berkley, que estudavam na mesma escola. Ela contou que Canthy se mudou para a casa de Berkley em abril e só voltou para casa um dia antes do retorno do marine.