Título: Petrobrás aceita dividir gestão de refinaria na Bolívia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

LA PAZ - A Petrobrás está disposta a administrar em sociedade as refinarias de petróleo privatizadas na Bolívia em 1998, informou o presidente da empresa, Sergio Gabrielli, citado ontem pela agência de notícias Fides. ¿É evidente que estamos dispostos a conversar. Estamos interessados em fazer isso¿, explicou Gabrielli, em resposta às declarações do senador boliviano eleito Santoa Ramírez, que anunciou ¿a recuperação¿ por parte do Estado das refinarias de Valle Hermoso e Palmasola.

A Petrobrás, que controla sozinha desde então as operações de refinamento de hidrocarbonetos na Bolívia, pagou US$ 112 milhões pelo pacote de ações das instalações.

As refinarias, que foram privatizadas durante a administração do ex-presidente Hugo Banzer, de 1997 a 2001, estão localizadas no Centro e no Leste da Bolívia.

Também de acordo com o que foi divulgado pela Fides, o presidente da Petrobrás deu abertura até ¿a outras possibilidades¿ de gestão bilateral com o governo da Bolívia.

Santoa Ramírez, homem de mais estreita confiança do presidente eleito da Bolívia, o indígena Evo Morales, que será empossado em 22 de janeiro, disse que o Estado tentará ¿recomprar¿ as refinarias.

De acordo com o especialista Andrés Soliz Rada, ligado ao Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, o preço atual de mercado das refinarias de Valle Hermoso e Palmasola seria de US$ 200 milhões.

VISITAS

Após visitar Cuba, Venezuela, Espanha, Bélgica, Holanda, França, China ¿ onde atualmente se encontra ¿, Irã e Índia, o presidente eleito Evo Morales encerrará seu giro intercontinental em 17 de janeiro na Argentina.

Isso depois de visitar o Brasil, no dia 13, quando se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar, entre outros, desse assunto.

Além das duas refinarias, a Petrobrás administra 14% das reservas bolivianas de gás natural, as segundas maiores da América do Sul, de 108 bilhões de metros cúbicos.