Título: Assembléia decide que Famerp será encampada
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2005, Vida&, p. A17

ARAÇATUBA - A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), considerada uma das melhores do Estado, será encampada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), conforme projeto de lei do governador Geraldo Alckmin aprovado na madrugada de ontem pela Assembléia Legislativa. Desde 2001 a encampação era discutida. A Famerp perdeu técnicos e professores e cobria o déficit entre o que recebe do Estado e seu custo com repasses mensais do Hospital de Base, administrado pela mesma fundação que a faculdade.

Nos últimos dois anos, Alckmin decidiu investir na Famerp e liberou R$ 1,5 milhão para a instalação de um dos maiores centros de pesquisa acadêmica na área de saúde do País, com 13 modernos laboratórios.

A encampação foi vista pelo diretor-geral da Famerp, Humberto Liedtke Júnior, como a salvação da faculdade. Ele acredita que o governo aumentará os repasses de verbas, o que deve reconstituir o quadro de funcionários, defasado com a saída de 193 técnicos desde 1994. Além disso, o Hospital de Base deixará de fazer o repasse e poderá investir os R$ 400 mil mensais na melhoria do atendimento à população. De acordo com o diretor, há 11 anos a Famerp não tinha os valores de verbas reajustados.