Título: Rumsfeld indica redução de tropas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2005, Internacional, p. A12

Secretário de Defesa faz visita-surpresa a Bagdá e dá a entender que cancelará o envio de duas brigadas ao Iraque

BAGDÁ - O secretário americano de Defesa, Donald Humsfeld, indicou ontem, em uma inesperada visita a Bagdá, que o Exército dos EUA em breve começará a reduzir suas tropas no Iraque. Os detalhes ainda não estão claros, mas de acordo com um funcionário do Departamento de Defesa é provável que, numa primeira fase, a redução seja de cerca de 6 mil soldados. Ao longo de 2005, os EUA mantiveram uma média de 138 mil soldados no Iraque. Em uma entrevista a bordo do avião que o levou do Afeganistão para o Iraque, Rumsfeld insinuou que havia tomado uma decisão preliminar de cancelar o envio ao Iraque da 1.ª Divisão de Infantaria de Fort Riley, Kansas, e da 1.ª Divisão Blindada, atualmente no Kuwait. Rumsfeld, o segundo membro da cúpula do governo americano a visitar o Iraque nesta semana - o outro foi o vice-presidente Dick Cheney -, disse que qualquer redução dependerá de uma avaliação dos comandantes americanos e iraquianos. "Esta decisão não foi anunciada", disse.

O presidente americano, George W. Bush, tem se recusado em falar em um prazo de retirada, alegando que isso poderia aumentar a insurgência, deixar as forças americanas predispostas a novos ataques e prejudicar o objetivo de garantir um futuro estável para o Iraque.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, também fez ontem uma inesperada visita à cidade de Basra, sul do Iraque. Ele disse que a Grã-Bretanha poderá começar a retirar suas forças em seis meses.

ELEIÇÕES

Pelo menos 35 partidos árabes sunitas e xiitas seculares ameaçaram ontem boicotar o novo Parlamento do Iraque se os resultados preliminares das eleições do dia 15 não forem revisados por uma comissão internacional.