Título: Lula já assentou 235 mil famílias e vai cumprir promessa, diz Rossetto
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2005, Nacional, p. A11

Segundo ministro, só neste ano 117,5 mil famílias ganharam lotes e média anual supera a de FHC

BRASÍLIA - O governo terá de correr para cumprir a meta de assentar 400 mil famílias até o final de 2006. Apesar de o governo só ter assentado 235.055 famílias ¿ pouco mais da metade da meta ¿ nos três primeiros anos, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, garantiu ontem que a meta será atingida no ano que vem. Balanço divulgado ontem por Rossetto e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, informa que em 2005 foram assentadas 117,5 mil famílias, número superior à previsão para o ano, de 115 mil. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a média anual de assentamentos no governo Lula é de 78.352 e, na administração Fernando Henrique Cardoso, foi de 67.588.

Rossetto e Hackbart vêem também evolução na área total destinada à reforma agrária. Segundo dados do ministério, no primeiro mandato de Fernando Henrique foram destinados 10.813.253 hectares e, no segundo, 8.848.840 hectares. Com Lula, foram destinados até este ano 16.370.300 hectares.

¿Os números mostram que o País está no caminho certo para alcançar a meta de garantir terra a 400 mil famílias até o fim de 2006. Estamos preparados para assumir as 165 mil famílias assentadas restantes para o cumprimento da meta total dos quatro anos¿, comentou o ministro Rossetto.

Ainda de acordo com o ministro, além da destinação de mais recursos, com suplementação orçamentária, no ano que vem o governo deverá contar com mais 1,3 mil funcionários para atuar na reforma agrária.

ÍNDICES

O governo também espera que sejam atualizados os índices de produtividade. ¿Temos um compromisso com o povo e a responsabilidade de cumprir a Constituição, questionando as grandes propriedades que não cumprem sua função social¿, afirmou Rossetto.

Hackbart garantiu que as 117,5 mil famílias foram realmente assentadas pelo Incra. ¿O fundamental é que essas famílias já estão de fato na terra, não é assentamento virtual¿, disse. ¿O critério da verdade é inegociável¿, afirmou o ministro. ¿Os números traduzem exatamente as famílias que deixaram de ser sem-terra.¿