Título: 'Lula versus FHC seria disputa do século'
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2005, Nacional, p. A7

Aldo também elogia Serra e diz ter afinidades com o prefeito

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), revelou ontem sua preferência pela disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2006. "Seria a disputa do século, entre o principal líder das forças que estão no governo e o outro líder da oposição e de seu partido (PSDB)." Ao mesmo tempo em que lançou a candidatura de Fernando Henrique, não poupou elogios ao prefeito José Serra, com quem disse ter afinidade nas teses políticas e econômicas. Aldo afirmou que Serra não seria "o mais representativo" para enfrentar a próxima campanha, que teria como um dos principais focos a comparação entre os governos do PSDB e do PT.

Lula e FHC seriam as pessoas certas para fazer o comparativo das duas administrações, na avaliação de Aldo. "Um para apresentar o balanço de oito anos de governo e o outro de quatro anos." A posição do presidente da Câmara expõe um desejo de setores da esquerda que temem a candidatura de Serra. Revela ainda o temor de que o prefeito de São Paulo poderia dividir a ala de centro-esquerda e pôr em risco a reeleição de Lula. As preocupações dos aliados do Planalto aumentaram com a vantagem de Serra sobre Lula, apontada nas últimas pesquisas.

Independentemente da vontade dos protagonistas, Aldo afirmou que a campanha eleitoral está em curso, e que a disputa entre FHC e Lula seria madura, já que são duas lideranças bem experimentadas, que se conhecem e convivem há muito tempo. "Acho que as idéias econômicas, políticas e sociais, as iniciativas de cada um dos dois estadistas poderiam ser submetidas novamente ao povo brasileiro. Seria um bom paralelo para uma disputa civilizada e democrática."

Para o deputado, Fernando Henrique se dedica ao "ofício permanente de conduzir a oposição". Como a candidatura do ex-presidente não é cogitada dentro do PSDB, as palavras de Aldo soaram como provocação. Em relação a Serra, com quem se reuniu recentemente, ressaltou ter convergências além do fato de serem torcedores do Palmeiras. "Temos também muita identidade da vida política, da economia do Brasil. No entanto, não acho que seja o prefeito o mais representativo para essa disputa, mas sim Fernando Henrique."

REELEIÇÃO

O deputado jogou uma pá de cal nas pretensões do PSDB, ao afirmar que não votará o fim da reeleição no ano que vem. "Os interessados que esperem 2007. Enquanto eu estiver como presidente, a Câmara não vai debater essa proposta", disse. "É uma desfaçatez as pessoas que fizeram tudo para aprovar a emenda da reeleição defenderem agora o fim do dispositivo."