Título: Pré-candidatos esquentam disputa interna por apoio
Autor: Ricardo Brandt e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2006, Nacional, p. A6

Enquanto não é definido o candidato do PSDB à Presidência, os dois principais postulantes, Geraldo Alckmin e José Serra, costuram apoios dentro do partido e na militância. Junto aos caciques tucanos, o principal trunfo de Alckmin é o apoio do presidente nacional do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE).

Na contabilidade de Alckmin, também estão a seu lado duas importantes lideranças da região Centro-Oeste do País. O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira.

"O Alckmin não tem um grupo muito forte dentro do partido. Mas passa bem por todos. Pode não despertar paixões, mas não tem obstáculos", afirmou um importante líder tucana. Já Serra, segundo ele, tem a seu lado apoiadores ferrenhos, conhecidos como os "serristas", mas também coleciona dissabores.

Entre os "serristas", encabeçam a lista os dois líderes do partido no Congresso: o senador Arthur Virgílio (AM) e o deputado Alberto Goldman (SP). Serra tem a seu favor também o empenho do deputado Jutahy Magalhães Júnior (BA), um dos principais articuladores de sua pré-campanha.

Jutahy, aliás, é cotado para substituir Goldman na liderança tucana na Câmara, com o apoio, é claro, de Serra.

Alckmin, que até então pouco se envolvia nas articulações nacionais do partido, já arregaça as mangas na tentativa de ver na liderança da Câmara o deputado baiano João Almeida.

Ainda tido como incógnita, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deverá dar voto de Minerva para a escolha do candidato tucano. "A gente nunca sabe como o Fernando Henrique pensa", comenta um tucano próximo a ele. Nos bastidores, há quem assegure, no entanto, que FHC vê com mais simpatia , neste momento, a candidatura de Alckmin.

O governador de Minas, Aécio Neves, também é discreto na hora de tomar partido entre Alckmin ou Serra. Afinal, também é tido como terceira via.