Título: Pesos pesados ajudam a montar plano de governo
Autor: Ricardo Brandt e Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2006, Nacional, p. A6

O governador Geraldo Alckmin, mesmo sem a confirmação de que será o candidato do PSDB à Presidência, já começou a fazer seu diagnóstico de qual a situação do País e quais projetos podem ser adotados em seu programa de governo. Para isso, convocou uma equipe de pesos pesados ligados ao partido para ouvir opiniões e tirar dúvidas sobre áreas como economia, educação, comércio exterior, agricultura, saúde, entre outras.

Entre os especialistas que têm orientado Alckmin, estão o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, o especialista em contas públicas Raul Velloso, o empresário Roberto Giannetti da Fonseca, o sociólogo José Pastore, os ex-ministros Paulo Renato e Sérgio Amaral, seu secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, e o deputado Xico Graziano. O médico David Uip, um dos diretores do Incor e médico do governador Mário Covas (1930-2001), também figura entre os especialistas ouvidos.

Alckmin chegou a realizar recentemente um jantar no Palácio dos Bandeirantes com o grupo. Organizado por Paulo Renato, o jantar serviu para o governador se municiar de informações sobre áreas específicas e discutir propostas de ação governamental.

Um dos participantes do encontro afirmou que Alckmin ouviu as explicações, anotou muita coisa e fez perguntas pontuais. "Não é um programa de governo, mas uma consulta sobre temas específicos a especialistas nas áreas. É natural que um candidato faça isso. O Serra costuma fazer isso também com freqüência", disse um dos presentes.

A idéia de Alckmin é preparar-se para um debate sobre temas nacionais - onde o prefeito José Serra levaria vantagem. O governador chegou a pedir sugestão de leituras para os presentes.