Título: Meirelles: 'País já está em ritmo de crescimento sustentado'
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2006, Economia & Negócios, p. B1

A economia brasileira entrou em processo de recuperação no quarto trimestre de 2005, compatível com a previsão oficial de expansão de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, afirmou ontem o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. "Os números não saíram ainda, mas há indicações de que a economia mostrou recuperação no quarto trimestre", disse ele, após reunião do Banco de Compensações Internacionais (BIS), na Basiléia. "As condições já permitem que o Brasil cresça 4% em 2006 e mostram que o País já entrou num ritmo de crescimento sustentado."

Segundo ele, desde que assumiu a presidência do BC, no início de 2003, nunca viu uma avaliação tão positiva do Brasil na comunidade financeira internacional. "Ela sempre foi positiva, mas melhorou ainda mais", afirmou. "O Brasil estava crescendo bem em 2004, mas tínhamos pressões inflacionárias, tanto internas quanto no mundo, preocupações com os mercados internacionais e a grande incerteza de como o Brasil faria o ajuste diante disso."

O "ajuste suave" que o Brasil fez em 2005, com um aperto monetário seguido do início do processo de queda de juros, criou um clima de otimismo com o País para este ano e 2007, explicou. "Houve também mudanças muito grandes em alguns indicadores, como o das reservas, dívida externa, dívida pública. O sujeito olha e fala: agora o Brasil está numa situação melhor. O País é visto hoje com olhos extremamente positivos."

Meirelles admitiu, que, embora seja alvo de elogios no exterior, a política monetária continua sendo muito criticada no Brasil, até por integrantes do próprio governo. "A crítica faz parte do debate legítimo. Considerando o histórico de baixo crescimento do Brasil nas duas últimas décadas, é normal que exista uma ansiedade grande para saber se a recuperação está mesmo acontecendo; tivemos muitas arrancadas e freadas no passado."

Ele acredita que, à medida que ficarem claros "o crescimento forte em 2006, a rota de desenvolvimento sustentado e os ganhos advindos da inflação baixa - fato que ainda desperta dúvidas no Brasil -, haverá uma mudança no enfoque do debate e maior concordância com os fundamentos da política econômica". Meirelles disse que a política adotada pelo Brasil é a que "prevalece em todo o mundo, fundamentada na necessidade de controle inflacionário e equilíbrio fiscal".

Para o presidente do BC, é um equívoco comparar o crescimento do Brasil com o de outros países em 2005 para justificar críticas à política econômica. "Temos de ver 2004, 2005, a estimativa para 2006 e a tendência de outros países para fazer uma comparação; 2005 foi um ano de consolidação de ganhos, de ajuste após o crescimento elevado de 2004", disse.

Para ele a crise política afetou o desempenho da economia no terceiro trimestre. "O Brasil está subindo no ranking dos países que podem crescer ainda mais."