Título: TAP busca verba para a Varig
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/01/2006, Economia & Negócios, p. B10

A estatal portuguesa de aviação TAP concentra seus esforços para fechar, até quinta-feira, uma operação de recebíveis entre US$ 20 milhões e US$ 40 milhões para a Varig poder quitar uma dívida com arrendadoras de aviões. O débito soma US$ 56 milhões, sendo que a empresa brasileira já tem garantidos US$ 29 milhões gerados com seu fluxo de caixa. Na quinta-feira, a direção da Varig terá uma audiência na corte de falências de Nova York, que estendeu até o dia 13, sexta-feira, o efeito de uma liminar que impede arresto de aviões. "Essa operação está sendo trabalhada a todo o vapor para ser concluída esta semana. Na questão comercial restam poucas coisas a serem resolvidas. O que estão faltando são minutas do contrato", diz uma fonte que acompanha as negociações. A obtenção do dinheiro também está emperrada porque a Petrobrás Distribuidora (BR), fornecedora de combustível para os aviões da Varig, reteve US$ 20 milhões como garantia. A Varig informa que a liberação desses recursos está sendo negociada.

Ainda esta semana, a Varig poderá receber mais US$ 30 milhões que foram dados à Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata) como garantia. A entidade funciona como uma espécie de câmara de compensação caso passageiros da Varig tenham de voar com outras empresas, se houver problemas nos vôos internacionais da companhia. A liberação desse dinheiro será possível porque os credores da Varig já aprovaram seu plano de recuperação.

SUBSIDIÁRIAS

Tanto a TAP quanto o fundo americano de investimentos Matlin Patterson aguardam um posicionamento da Varig sobre a negociação das subsidiárias de logística e transporte de cargas (VarigLog) e de manutenção de aviões (VEM). As duas empresas foram compradas pela TAP por US$ 62 milhões, em novembro. No mês seguinte, o Matlin entrou na disputa por meio de um leilão realizado para elevar o preço das duas companhias.

A oferta do fundo americano foi de US$ 55 milhões pela VarigLog, mas essa proposta teria vencido no último dia 5. "O fundo aguarda um posicionamento da Varig. Estamos sempre dispostos a entrar num entendimento", diz uma fonte que participa da negociação. Segundo ela, a Aero-LB, filial brasileira constituída pela TAP para comprar as duas subsidiárias, estava de acordo com o negócio.

A Varig informa que não perdeu o prazo e enviou na sexta-feira petição ao Tribunal de Justiça do Rio comunicando sua decisão de vender a VEM para a TAP e a VarigLog ao Matlin Patterson.