Título: Em Brasília, promessa de criar muitos empregos
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/12/2005, Nacional, p. A4
BRASÍLIA - Em uma clara demonstração de que já está em plena campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem a segunda pista do aeroporto internacional de Brasília e, falando de improviso, prometeu "criar muitos empregos". Na inauguração, o presidente resolveu premiar 20 operários da obra - em sua maioria, nordestinos que experimentavam pela primeira vez uma viagem aérea - levando-os num curto vôo em volta do aeroporto no antigo Boeing presidencial. O velho Boeing 737 conhecido como Sucatinha foi usado porque o Airbus presidencial apresentou, pela segunda vez desde que foi incorporado à frota presidencial, um defeito que o impediu de decolar. Desta vez, o problema aconteceu no computador de bordo.
No discurso, Lula voltou a afirmar que o Brasil deixará de ser um país conhecido como "eternamente em desenvolvimento" e prometeu que as obras de seu governo vão propiciar muitos empregos: "Vai ter muito trabalho", previu, citando, entre outras obras, a refinaria de petróleo em Pernambuco, a ferrovia Transnordestina e as obras de transposição do Rio São Francisco, "se Deus quiser".
O presidente exaltou o crescimento: "O dado concreto é que a prática desmonta a teoria, na medida em que todo santo dia os números do crescimento das exportações crescem, assim como cresce também o número de passageiros nos aeroportos, em uma demonstração de que estamos fazendo aquilo que o povo brasileiro espera que o governo faça".