Título: Nacionalista registra candidatura no Peru
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/12/2005, Internacional, p. A10

O tenente-coronel da reserva Ollanta Humala iniciou ontem formalmente sua corrida pela presidência do Peru ao registrar sua candidatura no Júri Nacional de Eleições. O candidato nacionalista - admirador do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e do líder eleito da Bolívia, Evo Morales - lidera algumas pesquisas eleitorais, com ligeira vantagem sobre a candidata direitista Lourdes Flores. Na sondagem da empresa Idice, Humala tem 21,7% das intenções de voto. Lourdes Flores tem 21,2%, seguida pelos ex-presidentes Alan García e Valentín Paniagua, respectivamente com 19,8% e 16,7%. Sua plataforma de revisar as privatizações, criar novas leis sobre o investimento estrangeiro e promover a industrialização da folha de coca - cujo cultivo é totalmente proibido no país - tem causado efeitos negativos no mercado peruano. Desde que a pesquisa da Idice foi divulgada, na semana passada, o risco-país subiu mais de 50 pontos e a bolsa despencou.

O chefe do gabinete do presidente Alejandro Toledo, Pedro Paulo Kuczynski, acusa Humala de afugentar os investidores estrangeiros com seu discurso hostil ao capital externo.

Apesar da proximidade com Chávez e de admitir ter feito recentemente uma visita à Venezuela a convite de organizações que o apóiam, Humala tem desmentido as insistentes versões de que sua campanha seja financiada pelo regime venezuelano.

Humala liderou em 2000 uma fracassada tentativa de golpe contra o então presidente, Alberto Fujimori. Nos últimos anos, liderou protestos contra o governo no sul do país.