Título: Eleições no Haiti são adiadas mais uma vez
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/12/2005, Internacional, p. A10

O presidente do Conselho Eleitoral Provisório do Haiti, Max Mathurin, anunciou ontem o adiamento das eleições previstas para o dia 8. Uma nova data não havia sido definida até ontem à noite, mas o primeiro-ministro do Haiti, Gérard Latortue, estimou que a votação deve se realizar no final de janeiro. "Temos de enfrentar a dura realidade de que as eleições não poderão se realizar no dia 8, pois são necessárias correções para garantir a credibilidade do voto", declarou Mathurin. "Se tecnicamente é impossível realizar eleições no dia 8, como é o caso hoje, nós não podemos organizar uma farsa."

As eleições gerais do Haiti estavam marcadas inicialmente para 13 de novembro e já foram adiadas para 20 de novembro, 27 de dezembro e, finalmente, 8 de janeiro.

O Conselho Nacional de Observação (CNO) das eleições considera impossível manter a data prevista, uma vez que há uma série de problemas logísticos que não foram superados - como a distribuição de títulos eleitorais e o cadastramento de mais centros de votação.