Título: Aécio ataca `caráter eleitoreiro¿ de plano
Autor: Biaggio Talento
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2006, Nacional, p. A6

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), atacou duramente ontem o plano emergencial de recuperação das rodovias federais, dizendo que o projeto tem ¿caráter eleitoreiro¿ e tem transformado as frentes de trabalho em palanques. ¿Estou fazendo um alerta, denunciando de forma clara a falta de planejamento do governo, e fazendo um alerta para que o governo trate com muita seriedade esse projeto e não coloque a propaganda partidária acima da responsabilidade com a realização das obras¿, frisou.

Para Aécio, o projeto consagra ¿a absoluta incapacidade de planejamento¿ do governo Lula. ¿Essa falta de planejamento, fazendo com que o governo inicie essas obras no período chuvoso, é algo não pedagógico. Não deve ser seguido por nenhum administrador público.¿

De acordo com o governador mineiro, os investimentos são necessários, mas insuficientes para garantir a durabilidade das obras e, além disso, destinados de modo inadequado. ¿O governo fala em investir R$ 440 milhões para recuperar 26 mil quilômetros de rodovias por todo o Brasil. Infelizmente, os recursos podem não estar sendo aplicados adequadamente¿, disse.

Durante a entrevista, o governador tucano aproveitou também para destacar a ¿incapacidade de coordenação¿ do governo no Congresso e as dificuldades para a aprovação do orçamento da União para 2006. ¿É preocupante, sim, que o Orçamento não tenha sido votado até agora¿, destacou.

Aécio ressaltou, por fim, que está ¿absolutamente atento¿ às compensações para os Estados exportadores em 2006, em decorrência da Lei Kandir. ¿Os governadores estão mobilizados para que a votação ocorra apenas com a inclusão dos recursos de compensação aos Estados exportadores.