Título: Bomba mata 8 e fere 45 na Indonésia
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/01/2006, Internacional, p. A10

Explosão ocorreu em açougue onde cristãos compravam carne de porco para as celebrações de Ano Novo

PALU, INDONÉSIA

Pelo menos oito pessoas morreram e 45 ficaram feridas num ataque a bomba contra um mercado freqüentado principalmente por cristãos na cidade indonésia de Palu, capital da Província de Sulawesi (no centro da Indonésia). A Indonésia o mais populoso país muçulmano do mundo, mas a região de Sulawesi concentra grande parte da minoria cristã. Segundo testemunhas, a bomba, acondicionada num pacote cheio de pregos, explodiu no interior de um açougue do mercado que vendia carne de porco e de cachorro - cujo consumo é proibido para os muçulmanos. A maior parte dos clientes que estava no mercado na hora do explosão comprava carne de porco para a festa de Ano Novo.

Entre os mortos estão os donos do mercado. Os feridos foram removidos para hospitais próximos.

Yandri Tumiwa, um funcionário do mercado, disse à rádio local que o pacote que continha o explosivo estava recheado também com pedaços de metal. Um segundo pacote com explosivos foi desativado por um esquadrão antibomba, segundo um porta-voz da polícia de Sulawesi. "A área foi isolada por causa do temor de que haja outras bombas escondidas", disse um policial sob a condição de não ter seu nome divulgado.

Na semana passada, os governos dos EUA e da Austrália advertiram seus cidadãos residentes ou de passagem pela Indonésia sobre o risco de atentados terroristas no país durante as festas de fim de ano. Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria do ataque de ontem, as maiores suspeitas recaem sobre o grupo radical islâmico Jamaat al-Islamiya, vinculado à rede terrorista Al-Qaeda.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, condenou o ataque e ordenou a abertura de uma investigação.

Em 2001 e 2002, Sulawesi foi cenários de violentos confrontos entre cristãos e muçulmanos que deixaram aproximadamente 1.000 mortos. Os choques atraíram para a província milhares de milicianos islâmicos, que responderam aos chamados para uma jihad (guerra santa).

Nos últimos meses, a violência sectária se intensificou na região. Em outubro, três cristãs foram decapitadas em Poso, também na Província de Sulawesi. No mês seguinte, um casal cristão foi assassinado por supostos ativistas islâmicos na região. Logo depois, o governo indonésio reforçou o contingente policial na província, enviando mais 1.000 agentes.