Título: Consumidor já pode fazer o teste em qualquer posto
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2006, Economia & Negócios, p. B3

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) acredita que a adição do corante protegerá o dono do carro a álcool. Desde ontem, os carregamentos de álcool anidro (misturado à gasolina) nas usinas e destilarias estão recebendo a adição de um corante de cor laranja. A medida anunciada pela ANP no final de 2005 visa a coibir a sonegação fiscal e combater a adulteração do álcool hidratado, vendido ao consumidor. A recomendação é de que o carro somente deve ser abastecido com álcool transparente. Se houver coloração laranja, deve impedir o abastecimento e denunciar o posto, ligando para o telefone 0800-900267.

Segundo a agência, até o final do mês, todos os postos revendedores do Brasil terão que colocar um adesivo nas bombas de combustíveis informando ao consumidor que o álcool hidratado só poderá ser vendido se for límpido e incolor. ANP fiscalizará a fixação do selo e o posto que não o tiver à vista do consumidor poderá ser multado em até R$ 50 mil.

O Sincopetro está distribuindo gratuitamente os adesivos aos postos, mas os próprios donos podem criar o seu informativo seguindo as recomendações da ANP. Mesmo assim, o consumidor já tem o direito de fazer em qualquer posto do País o teste para saber se o álcool está misturado com água.

Para cada 1 mil litros de álcool anidro, 15 mililitros de corante são adicionados no momento da transferência do combustível do tanque da fabricante para o do caminhão.