Título: Alckmin promete resposta dura
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2006, Metrópole, p. C1

¿Vamos buscar esses criminosos onde estiverem.¿ Foi a promessa feita ontem pelo governador Geraldo Alckmin, ao comentar os ataques coordenados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) contra policiais militares na capital. ¿A resposta vai ser dura no sentido de prender esses criminosos que agem de forma covarde atacando nossos policiais¿, disse, à noite, em entrevista à TV Bandeirantes. ¿Nos limites da lei, vamos buscá-los onde estiverem. Não haverá hipótese de organização criminosa intimidar, chantagear. O governo não retrocede um milímetro, é linha dura.¿ Na entrevista, o governador negou que faltem recursos à polícia para o combate ao crime organizado. ¿São Paulo tem mais de 130 mil policiais. Isso é o triplo (do contingente) da Marinha, mais que o dobro do da Aeronáutica, daqui a pouco é maior que o do Exército. E com policiais bem treinados¿, garantiu Alckmin. Não é o que dizem entidades de policiais militares, que ontem cobraram do governo estadual melhores condições de trabalho. Entre essas medidas, elas pedem desde mudanças estruturais e operacionais à reposição salarial (veja texto nesta página).

O governador afirmou que, em 2003, já enfrentou uma onda de ataques a bases da Polícia Militar e identificou e prendeu todos os participantes. A nova onda de ataques do PCC aconteceu na semana em que Alckmin fez seu lance político mais ousado: lançou-se candidato à Presidência da República e afirmou que deixará o cargo em abril. Alckmin soube dos atentados aos policiais logo cedo, por volta de 8h30, e pediu informações ao secretário da Segurança, Saulo Abreu, ainda no carro oficial.

O governador passou o dia tentando tranqüilizar a população. Pela manhã, em entrevista à Rádio Eldorado, disse que não cederá a tentativas de intimidação de facções criminosas. ¿Não retrocederemos um minuto no esforço permanente do Estado de enfrentar essas organizações criminosas e encarcerar seus chefes.¿ Mais tarde, disse que em São Paulo não há bandido famoso fora da cadeia e a luta contra o crime é permanente. ¿Você está todo dia tendo de vencer batalha. Às vezes perde, mas polícia tem cumprido fielmente seu trabalho. Essa é uma luta que nunca se pode dizer que está concluída.¿

O governador prometeu que a polícia agirá no caso dos atentados com a mesma firmeza que, segundo ele, mostrou segunda-feira na tentativa de resgate de presos da Penitenciária 1 de Presidente Bernardes. Ele lembrou que a polícia descobriu os planos dos criminosos antes do resgate, prendeu cinco pessoas e impediu fugas.