Título: Saulo: autores vão para `cadeia ou IML¿
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2006, Metrópole, p. C1

A série de atentados à Polícia Militar levou o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, a suspender o policiamento feito por um só agente e a designar os Departamentos de Investigação sobre o Crime Organizado, Narcóticos e de Polícia Judiciária da Baixada Santista para investigar e prender os autores. Ele disse que a resposta policial aos atentados será rápida. Desta vez não quis estabelecer prazos como fez em outras ocasiões, mas afirmou que a polícia já tem pistas concretas sobre os autores e que o destino deles será ¿cadeia ou IML (Instituto Médico-Legal)¿.

Inicialmente, Saulo não quis atribuir os ataques ao Primeiro Comando da Capital (PCC), para não ¿glamourizar¿ a facção criminosa . Depois, afirmou que é a organização mesmo que está no comando dos ataques.

Ele disse não considerar que os ataques sejam uma afronta ao governo e nem uma tentativa de afetar a campanha eleitoral do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República.

¿Pode ser que eles pensem que a polícia vai recuar no contra-ataque porque é ano eleitoral, mas isso não acontecerá. Se trombar com a polícia, pára e põe a arma no chão para não levar a pior¿, declarou.

Poucos minutos depois dessa declaração, dois homens foram mortos em confronto com a Rota na Freguesia do Ó, na zona norte da capital, logo após atirarem em um carro da PM. Segundo o secretário, não foi atentado, mas sim resistência seguida de morte. ¿Os ladrões atiraram contra a polícia. Houve a reação e eles morreram.¿

Saulo negou a informação de que a mulher do assaltante Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, recebe tratamento diferenciado dos funcionários do sistema prisional durante às visitas ao preso. Marcola, preso em Presidente Bernardes, é considerado o líder máximo do PCC e teria deflagrado a a atual onda de ataques.

O secretário disse também que não vai dar ouvidos às ameaças de megarrebeliões. ¿Só vou considerar isso quando a informação estiver no papel. Enquanto isso não ocorrer, é fofoca. Não vou glamourizar esse bandido (Marcola).¿

Os autores dos ataques, diz o secretário, terão o mesmo fim dos responsáveis pelos 51 atentados registrados entre os meses de novembro e dezembro de 2003. À época, Saulo atribuiu a seqüência de crimes a uma represália do PCC ao trabalho que a polícia vinha desenvolvendo: ¿Os líderes dessa organização estão presos. Acabamos com os negócios deles apreendendo drogas e armas e isso vem incomodando.¿

Ontem, o secretário disse que o procedimento da polícia será semelhante ao adotado em 2003. ¿A polícia prendeu 100 autores de atentados. Os que não morreram, foram identificados e presos. É isso o que vai acontecer agora. Vão para cadeia e os mandantes (presos) para o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).¿

Os grupos de elites das polícias Civil e Militar ¿ GOE, Rota e Garra ¿ vão intensificar as rondas municiados com armas pesadas como submetralhadoras e fuzis.