Título: Zawahiri proclama vitória
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2006, Internacional, p. A13

Número 2 da rede terrorista Al-Qaeda desafia Bush a admitir a derrota na guerra do Iraque

Num vídeo difundido ontem pela emissora de TV Al-Jazira, o número dois da rede terrorista Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, celebrou "a vitória do Islã" na guerra do Iraque, destacando um anúncio da Casa Branca de que os EUA reduziriam gradualmente suas tropas no país. Na verdade, no anúncio feito em 22 de dezembro, o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, afirmou que o número de soldados dos EUA no Iraque seria reduzido abaixo do nível dos atuais 138 mil homens, que é alto. Nos últimos meses, o nível das tropas no país tinha sido reforçado para garantir a segurança no período pré-eleitoral no Iraque. Segundo fontes do Departamento de Defesa, até o meio de 2006 o número de soldados no país ficará pouco abaixo dos 130 mil.

"O anúncio da retirada das tropas americanas é um indício do triunfo do Islã no Iraque. Você deve se lembrar que há pouco mais de um ano eu disse que a retirada americana do Iraque era apenas uma questão de tempo", disse Zawahiri na gravação, feita aparentemente em dezembro.

"Hoje me congratulo pela vitória muçulmana no Iraque", prosseguiu o egípcio, que vestia uma túnica cinza e usava um turbante branco. Dado como morto ou gravemente ferido pela inteligência americana em várias ocasiões, Zawahiri aparentava bom estado de saúde e falava com voz pausada, apesar de brandir o dedo para enfatizar seu discurso. A imagem, de dois minutos, tinha um fundo neutro e Zawahiri estava sentado ao lado de um fuzil.

O mais próximo colaborador do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, afirmou que as forças americanas, "com seus aviões, mísseis e tanques estão lamentando e sangrando, buscando uma fórmula para sair do Iraque". E desafiou o presidente dos EUA, George W. Bush, a "reconhecer a derrota".

"Você precisa reconhecer, Bush, que você está sendo derrotado no Iraque, está sendo derrotado no Afeganistão e em breve será derrotado na Palestina", discursou.

"E, Bush, agora você se vê obrigado a anunciar a retirada. Por acaso os agentes iraquianos, hipócritas e apóstatas, poderão resistir sozinhos?"

Al-Zawahiri não divulgava uma mensagem em vídeo desde outubro. Como em todas as mensagens anteriores, a TV Al-Jazira não deu detalhes de como teve acesso à fita.

Um porta-voz da emissora, Ayman Gaballah, disse apenas que a gravação tinha mais do que os dois minutos que foram exibidos, dando a entender que outros trechos da mensagem poderiam ser divulgados mais tarde.

Em Washington, um funcionário de contra-espionagem afirmou que as agências de inteligência estão analisando as imagens, mas minimizou sua importância. "Isso parece ser uma reiteração dos bem-conhecidos temas jihadistas. Não há nada que seja particularmente novo", disse.