Título: Dirigente oferece seu cargo a ex-ministro
Autor: João Domingos, Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2006, Nacional, p. A4

Para secretário das Finanças do PT, Dirceu ainda tem lugar no partido O secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, saiu em defesa de José Dirceu e reiterou a oferta de seu próprio cargo para reincorporar o ex-deputado no comando petista. A "página virada" a que se referiu o ex-chefe da Casa Civil, segundo Ferreira, não significa seu desligamento do partido. "Ele agora tem de achar seu lugar no PT, mas sem dúvida esse lugar está garantido." Tampouco significa que Dirceu jogará contra os interesses petistas, sustenta Ferreira, um antigo aliado. "Ele tem a lucidez do seu papel no governo e no PT", disse. "Inclusive para reeleger o presidente Lula." "Eu queria que o Raul Pont fizesse mais declarações (negativas) sobre o PSDB e o PFL do que sobre o PT", ironizou Paulo Ferreira, referindo-se às críticas do secretário-geral do partido a respeito de Dirceu. "Ele (Pont, ligado à esquerda petista) ainda tem o olhar da disputa interna do partido."

De acordo com o ex-tesoureiro, não há hipótese de o ex-deputado ser julgado pela Comissão de Ética do partido, como querem Pont e o ex-presidente Tarso Genro. As opiniões de Tarso, avalia, refletem um "acerto de contas" pessoal entre ele e Dirceu na disputa pelos rumos do partido após a crise.

Para Ferreira, o partido falhou, sim, na defesa do ex-deputado. A direção da legenda só manifestou oficialmente sua solidariedade a Dirceu após a cassação. "O governo de transição do PT (que vigorou de julho a outubro, com Tarso Genro como presidente e Ricardo Berzoini como secretário-geral) não compreendeu a disputa política travada contra o PT e o governo, pela oposição e pela mídia, que escolheu Dirceu como símbolo", disse o secretário. Foi cassado sem provas, repetiu, e sua inocência ficará clara. "Não há na história do País alguém cassado que tenha a importância, a repercussão que ele mantém." M.C.

'Queria que Raul Pont fizesse mais declarações sobre PSDB e PFL'