Título: Sabatina vai definir quem sai e quem fica na equipe
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2006, Nacional, p. A7

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começará a sabatinar cada ministro, nos próximos dias, para saber quem deve ser candidato nas eleições de outubro. Pela lista extra-oficial que circula no Palácio do Planalto, de seis a dez ministros devem deixar os cargos até 31 de março, como manda a lei, para disputar vagas no Senado, na Câmara e até em governos, cenário que obrigará Lula a fazer nova reforma na equipe. ¿Ele vai chamar todos os ministros para saber quais são suas pretensões políticas¿, afirmou o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, durante almoço com seu colega do Planejamento, Paulo Bernardo. Lula pretendia antecipar a reforma para este mês, mas ainda avalia as trocas necessárias e tenta amarrar algumas substituições com sua própria candidatura à reeleição, de olho nos palanques estaduais. Além disso, há ministros que serão ¿transferidos¿ para a coordenação de sua campanha.

Palocci disse que ficará no governo, embora alguns de seus aliados defendam sua saída para concorrer à Câmara e garantir novo mandato de deputado. A tendência é que Bernardo também permaneça na equipe. Na seara do PMDB, porém, os três ministros indicados pelo partido devem sair. Estão nessa lista Saraiva Felipe (Saúde), Hélio Costa (Comunicações) e Silas Rondeau (Minas e Energia).

¿É incompatível apresentar candidatura própria à Presidência e manter cargos no governo¿, observou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A cúpula do PMDB assegura que a legenda, integrante da base aliada, lançará candidato à sucessão de Lula.

Até agora, apesar das pressões do PT, os ministros Jaques Wagner (Relações Institucionais) e Marina Silva (Meio Ambiente) ainda não definiram se vão concorrer aos governos da Bahia e do Acre, respectivamente. Na dança das cadeiras, o ex-ministro da Educação Tarso Genro é cotado para voltar ao time. O vice-presidente e ministro da Defesa José Alencar disse que não disputará as eleições. ¿Candidato é como coelho na campina: se sai na clareira leva tiro.¿ Na outra ponta, a saída de Alfredo Nascimento (Transportes), Agnelo Queiroz (Esporte) e José Fritsch (Pesca) é dada como certa.