Título: Em 5 anos, 3 em cada 4 novas vagas na indústria foram criadas no interior
Autor: Paula Puliti
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2006, Economia & Negócios, p. B3

BRASÍLIA - Em busca de menores custos de produção, o setor industrial do País voltou sua atenção para as pequenas cidades nos últimos cinco anos. Nesse período, de cada 4 empregos criados pela indústria, 3 foram em municípios distantes das regiões metropolitanas. Apesar da interiorização, a criação de empregos industriais continua concentrada nas Regiões Sul e Sudeste, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro a pedido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O pesquisador João Luiz Sabóia, da UFRJ, coordenador do estudo, afirmou que esse movimento começou na década de 90 e constata-se, ao analisar o período de 2000 a 2004, que se intensificou. ¿Há vantagens para as indústrias em irem para o interior, como menor carga fiscal, proximidade de insumos e de infra-estrutura logística.¿

Sabóia usou como base os dados divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que contabiliza as demissões e admissões das empresas, e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Um dado que destaca é o nível de renda dos trabalhadores. Apesar da maior oferta de vagas nas cidades do interior, os salários dos admitidos são inferiores à remuneração paga nos grandes centros. Em média, a diferença é de 20%. ¿Isso, de certa forma, é natural, porque entre os demitidos estão profissionais com mais experiência que os novos contratados, o que justifica em parte a redução¿, diz Sabóia.