Título: Atirador ataca Guarda Civil de Guarulhos
Autor: Rita Magalhães
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2006, Metrópole, p. C1

Guardas-civis da Grande São Paulo sofreram dois ataques à bala anteontem à noite. Os crimes aconteceram em Guarulhos e Cotia quase simultaneamente. Ninguém foi preso. A polícia investiga se há ligação com os atentados atribuídos ao Primeiro Comando da Capital (PCC) contra bases e homens da Polícia Militar na semana passada, mas o governador Geraldo Alckmin já descartou a hipótese de relação entre os fatos. O primeiro ataque foi contra o centro de preparação da Guarda Civil de Guarulhos, que fica no km 223 da Via Dutra. Às 23h15, uma motocicleta encostou no pátio. Sem tirar o capacete, o criminoso desceu e invadiu o local, que tinha os portões abertos. Ao ver o rapaz branco, baixo e com o capacete, o guarda Marcelo Gadea de Souza tentou abordá-lo. O homem sacou uma pistola e passou a atirar na direção de Souza. Alguns guardas revidaram com tiros, mas não conseguiram deter o motoqueiro. Ele recuou, sem deixar de disparar. Três balas estilhaçaram os vidros da portaria. O atirador voltou para a moto e fugiu. Ninguém se feriu.

Quinze minutos depois, um veículo da Guarda de Cotia, que patrulhava o Morro do Macaco, levou um tiro na porta. A guarda-civil Fabiane Querolo, de 28 anos, teve o olho machucado com estilhaços de vidro. ¿Está ardendo porque ficou um caco atrás do olho. Mas não foi nada grave. Faz parte da profissão.¿

O caso aconteceu na Rua Salvador. ¿Vimos dois homens sentados. Mas não tivemos tempo de abordá-los. Eles se levantaram e atiraram duas vezes na nossa guarnição¿, afirmou o guarda Guaracy Oliveira. Pouco depois, uma motocicleta com dois homens cruzou com um veículo da corporação. Um dos ocupantes atirou o capacete contra o carro e fugiu.

Ao negar a relação dos ataques às Guardas com os atentados atribuídos ao PCC, Alckmin disse ontem pela manhã que não há motivos para a população se sentir insegura. ¿Há três dias não temos mais atentado nenhum.¿

Quanto ao caso do policial militar Guaraci da Silva, baleado anteontem à noite na Vila Maria, zona norte, Alckmin afirmou tratar-se de um crime comum. ¿Tentativa de assalto não tem nada a ver com atentados.¿ A polícia informou que Silva estava à paisana e foi atacado por homens que tentaram roubar sua moto. O PM está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Nossa Senhora do Rosário. Segundo o hospital, ele não corre risco de vida.