Título: Tasso definirá modo de escolher presidenciável
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2006, Nacional, p. A6

Depois de uma temporada no exterior, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, encontrou na sua volta ao País um partido sob fogo cruzado e recebeu uma tarefa das mais delicadas: definir os critérios de escolha do melhor candidato para a disputa à Presidência da República ¿ o governador Geraldo Alckmin ou o prefeito José Serra. Tanto os defensores da candidatura de Alckmin quanto os de Serra entendem que a decisão sobre os critérios cabe a Tasso ¿ sob a tutela do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Para os serristas, a escolha deve seguir critérios mais ¿científicos¿, como a análise de pesquisas e consultas a diretórios ¿ afinal, Serra lidera disparado nas simulações quantitativas.

Para os aliados de Alckmin, outros critérios devem pesar. Um deles é que a sua candidatura teria mais ¿naturalidade¿por ele estar no fim do governo e sem possibilidade de reeleição. ¿Ele fechou um ciclo e é natural que agora concorra à Presidência. O Serra está começando seu mandato¿, disse um assessor do governador. Sua baixa rejeição e o potencial de crescimento do governador são outros fatores.

Nesta semana, parlamentares ligados a Serra vão procurar o presidente do partido. Eles defenderão que Tasso chame para si a responsabilidade de conduzir o processo e que também estabeleça um pacto entre as duas partes, para que o derrotado não saia contrariado da disputa. ¿Não podemos correr o risco de que o tucano que não for escolhido candidato deixe de apoiar o vencedor¿, disse um deputado serrista. A idéia é que o apoio de Serra é fundamental para Alckmin, caso ele seja o candidato, e vice-versa.

O governador Geraldo Alckmin, único a se declarar pré-candidato até o momento, buscará ele mesmo o presidente do partido. Ele afirmou que, no encontro com Tasso, seu assunto será ¿programa de governo¿.

Alckmin também deve ter um encontro, durante a semana, com o governador de Minas, Aécio Neves.

Interlocutores diretos do governador confidenciaram que ele tem conversado constantemente com Aécio e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. ¿O governador tem muito claro para ele que o Tasso, o Fernando Henrique e o Aécio serão os condutores de todo esse processo de escolha¿, disse o interlocutor.

ENCONTRO

A semana começa quente no PSDB. Rivais na disputa pela candidatura à Presidência pela legenda, Geraldo Alckmin e José Serra devem se encontrar hoje. Ambos estarão na abertura da Couromoda ¿ Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro.

Ontem, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, Alckmin disse que a aproximação com o PMDB pode ser positiva no segundo turno.