Título: Lula busca nome para coordenar campanha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2006, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a analisar nomes para a coordenação da sua possível candidatura à reeleição. Um dos nomes mais cotados seria o do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, de acordo com o Blog do Noblat. Palocci foi o coordenador da campanha vitoriosa de Lula, em 2002. Na época prefeito de Ribeirão Preto, reeleito em 2000, Palocci assumiu a coordenação após a morte do prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002.

De acordo com o blog, Palocci já teria sido avisado pelo presidente que seria convocado de novo para o trabalho ¿ e teria aceitado. No entanto, o ministro deu duas condições: que o seu sucessor não mexa na condução da política econômica e que ele possa se candidatar a deputado federal.

Da equipe que coordenou a campanha de Lula em 2002, sobrou apenas Palocci. José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil, presidente do PT na época e considerado o cabeça da campanha de Lula, saiu do governo sob acusações de chefiar o esquema do mensalão. Depois, teve o mandato cassado e agora está afastado do partido, disparando fogo amigo.

De acordo com o blog, o presidente teria cogitado outros nomes. Um deles, o do ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, está praticamente fora: o ministro é candidato declarado ao governo da Bahia.

O ex-ministro da Educação Tarso Genro também teria perdido a vez, depois de sua passagem pela presidência do partido. Nesse período, criticou abertamente o governo e chegou a dizer que talvez Lula não devesse ser candidato à reeleição.

A avaliação do presidente seria de que Palocci, além de bem-visto por banqueiros e empresários, sabe lidar com a oposição e também com o próprio PT. Além disso, é considerado mais maleável, por exemplo, que a sua colega Dilma Roussef, da Casa Civil. Dilma é bem-vista por Lula como administradora, mas pouco flexível.