Título: Os maiores desafios estão na área social
Autor: Roberto Lameirinhas
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/01/2006, Internacional, p. A10

Depois da festa da vitória, Michelle Bachelet terá de acelerar a formação do novo governo, que toma posse em março, para enfrentar os enormes desafios que o país terá pela frente. E terá de fazer isso em menos tempo do que seus dois últimos antecessores tiveram para implementar seus programas. A reforma constitucional do ano passado reduziu de seis para quatro anos o período do mandato. O diretor do Instituto Liberdade e Desenvolvimento, Cristián Larroulet, ressalta que, por ser mais curto, o período presidencial exigirá programas mais objetivos. Entre os principais desafios estão a criação de empregos, a redução da desigualdade social e a manutenção do ciclo de crescimento econômico.

Para Larroulet, a equipe de governo do candidato vencedor terá de primar pela capacidade técnica e capacidade política, tanto para alcançar os acordos de governabilidade quanto para convencer os cidadãos de que essas políticas são acertadas. O atual governo, liderado por Ricardo Lagos, começou ainda sob os efeitos da crise econômica dos anos 90, mas, com a alta do preço do cobre ¿ principal produto de exportação do país ¿, saboreou crescimento econômico nos últimos dois anos.

O crescimento de 6% ao ano em 2004 e 2005 deu ao atual presidente a impressionante taxa de aprovação de 75%, segundo pesquisa do Instituto Mori.

Ontem, quando Lagos chegou ao Instituto Superior de Comércio para votar, foi saudado pelos aplausos da multidão que o esperava em frente ao prédio. ¿Lagos, amigo, o povo está contigo¿, cantavam os simpatizantes.