Título: Carro flex convertido para GNV, para driblar a alta
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/01/2006, Economia & Negócios, p. B5

O carro flex, que surgiu em 2003 para dar ao consumidor a alternativa de escolher o combustível mais em conta, acaba de perder sua função no interior de São Paulo. Os seguidos reajustes de preço do álcool e da gasolina estão levando os donos de flex de Araçatuba (SP) ¿ cidade que tem os combustíveis mais caros do Estado ¿ a converter os motores para o Gás Natural Veicular (GNV), para de reduzir as despesas com combustível. Abastecer com GNV, que na prática transforma os flex em `tricombustíveis¿, fica até 30% mais barato e rende até 100% a mais que o álcool. Por isso, desde que o preço do álcool começou a subir, em dezembro, os pedidos de conversão duplicaram nas oficinas, tanto os de carros a álcool quanto os de flex ¿Ninguém mais agüenta esses preços¿, diz Paulo Sérgio Petruco, chefe de uma oficina autorizada a fazer a conversão. O álcool chega a custar R$ 1,81 (média de R$ 1,65) e a gasolina R$ 2,82 (média de R$ 2,68) na cidade, uma das grandes produtoras de álcool e conhecida como a última fronteira da cana.

¿A gente fazia uma conversão por dia em média, agora são duas por dia e os pedidos de orçamentos duplicaram e não param de chegar¿, diz Petruco. O número de pedidos poderia ser maior não fossem os aumentos sem justificativa do GNV no único posto com o combustível na cidade. Puxado pelos aumentos do álcool, o GNV de Araçatuba é o mais caro do País. Em São Paulo, o metro cúbico custa em média R$ 1,062; em Araçatuba, R$ 1,499 ¿ diferença de 41%. O gás é servido pela concessionária Gás Brasiliano.

¿Mas está compensando¿, diz o taxista José Carlos da Silva, 48 anos, 21 de profissão, que converteu seu Astra 2005 FlexPower para o GNV. ¿No fim das contas, compensa andar atrás de postos para abastecer, apesar da perda de espaço no porta-malas.¿

Segundo ele, na estrada seu carro faz 9 km/litro de álcool e 15 km por metro cúbico de GNV. Ao fim do conteúdo do cilindro de 25 metros cúbicos, o carro andou 562km a R$ 37,47. Se fosse abastecido com 25 litros de álcool, ele percorreria 225 km ao custo de R$ 41,25. Ou seja, economizou 10% no custo do combustível e andou 149% a mais com o GNV. ¿Como ando bastante, em alguns meses pago a conversão.¿ A conversão custa de R$ 2,7 mil a R$ 3,3 mil em Araçatuba.