Título: Varig paga US$ 56 milhões e garante aviões
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2006, Economia & Negócios, p. B12

Dinheiro é destinado às empresas de leasing e foi completado graças a operação com Matlin Patterson

A direção da Varig vai pagar hoje uma dívida de US$ 56 milhões com empresas de arrendamento de aviões. O tema será discutido em audiência na corte de falências de Nova York , pois amanhã vence o prazo para o pagamento do débito e a validade de uma liminar que impede o arresto de aviões. No encontro, a empresa vai apresentar o desfecho da venda das subsidiárias VarigLog (cargas) e VEM (manutenção) por US$ 72,2 milhões. ¿Concluir todas as negociações que envolvem a recuperação da Varig, manter e ampliar a internacionalmente reconhecida qualidade das nossas operações é o rumo que todos nós da companhia estamos seguindo¿, diz o presidente da Varig, Marcelo Bottini, por meio de comunicado. O executivo já estava ontem em Nova York para a audiência judicial.

VarigLog e VEM foram compradas por US$ 62 milhões, em novembro, pela TAP. O dinheiro foi usado para quitar dívidas com arrendadoras de aviões que pediam o arresto de até 40 aeronaves, o que paralisaria a empresa. Isso porque, da frota total de 78 aviões, na época, 15 já estavam paradas por falta de recursos para a manutenção.

A Varig tinha US$ 29 milhões gerados por meio de fluxo de caixa e negociava um desembolso de até US$ 25 milhões com a TAP, que estava disposta a pagar por passagens compradas e parceladas no cartão de crédito Visa (antecipação de recebíveis). A operação, no entanto, não foi concluída.

A empresa também esperava receber US$ 30 milhões que deu como garantia à Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Essa entidade funciona como uma câmara de compensação caso algum passageiro da Varig tenha de ser transportado por outra empresa em vôos internacionais.

A venda separada das empresas foi feita para a Varig poder contar com dois investidores e aumentar os investimentos na companhia. Isso foi feito por meio de um leilão realizado em dezembro, no qual o Matlin Patterson se qualificou com proposta de US$ 55 milhões apenas pela VarigLog. O fundo também havia oferecido US$ 77 milhões pelas duas subsidiárias.

Tanto a TAP quanto o Matlin já manifestaram interesse em continuar investindo na Varig. A proposta das duas companhias, anunciada em meados de novembro, era similar: cada uma estava disposta a injetar cerca de US$ 500 milhões para ter o controle da companhia.

Em ambos os casos, a participação acionária pretendida não foi revelada. O comunicado divulgado pela Varig ressalta o interesse das duas empresas em seguir investindo na reestruturação da companhia, via subsidiárias constituídas no País.