Título: Lula tenta obter apoio do PMDB
Autor: Vera Rosa e Jander Ramon
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), para almoçar hoje com ele, no Palácio do Planalto. Embora a pauta oficial da conversa seja a retomada das votações na Câmara e no Senado, Lula pretende mesmo saber quais são os planos do PMDB para as eleições. A tendência do PMDB é ter candidato próprio. Lula, porém, ainda não perdeu a esperança de fazer o partido mudar de idéia ¿ hipótese considerada remota no atual cenário político. Na prática, ele gostaria de ter um vice peemedebista na chapa à reeleição ¿ o seu preferido é Nelson Jobim, que é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ¿, mas sabe que será muito difícil. Tentará, então, ter o apoio de fatias expressivas do PMDB nos Estados.

Lula quer palanques fortes nos Estados para lançar sua candidatura a um segundo mandato. Além de uma aliança sólida, precisa de tempo no horário eleitoral gratuito de rádio e TV para defender seu governo. O PMDB é o partido com o maior tempo na propaganda eleitoral.

Nesta semana haverá intensa movimentação de pré-candidatos e governadores peemedebistas em Brasília. O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, por exemplo, estará amanhã na cidade para inscrever seu nome nas prévias do PMDB, que estão marcadas para março e definirão quem disputará a Presidência pelo partido. O secretário de Governo do Rio, o ex-governador Anthony Garotinho, já está inscrito. Outros postulantes são Jobim e os governadores do Paraná, Roberto Requião, e de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos.

SEM RACHA

¿Seremos a terceira via, uma alternativa ao PSDB e ao PT¿, disse Rigotto ontem, em São Paulo. O governador afirmou que não vai desistir de sua pré-candidatura e descartou a possibilidade de o PMDB rachar após as prévias. Ele garantiu ainda que seu partido empunhará a bandeira da candidatura própria até o fim e, portanto, não dará aval nem a Lula nem ao PSDB no primeiro turno da eleição.

¿Seja quem for o candidato do PSDB ¿ o governador Geraldo Alckmin ou o prefeito José Serra ¿, nós vamos buscar o seu apoio se esse nome não estiver no segundo turno¿, argumentou Rigotto. Atualmente, o PMDB tem três ministérios no governo Lula: Saúde, Comunicações e Minas e Energia.