Título: Apesar do horário maior, fila ainda é longa no INSS
Autor: Rodrigo Gallo
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/01/2006, Economia & Negócios, p. B4

Boa parte dos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo passou a atender o público em horário ampliado ontem. Agora, 93 agências vão funcionar das 8h às 18h, não mais apenas até as 14h. Mas os segurados continuam enfrentando os mesmos problemas: filas enormes durante a madrugada e distribuição de senhas para limitar o atendimento. Os novos horários foram criados para minimizar o problema das filas. A idéia do ministro da Previdência Social, Nelson Machado, era evitar que as pessoas tivessem que dormir na porta das unidades. Contudo, isso não mudou, e em alguns postos quem não acordou cedo demorou mais de oito horas para ser atendido.

O metalúrgico José Edgar Reis da Silva, 42 anos, chegou na agência da Rua Santa Marina, na zona oeste, às 7 horas de ontem, e só conseguiu ser atendido às 15h30. ¿Não adianta mudar o horário de funcionamento pois não há servidores suficientes. Por causa disso, tem poucos guichês atendendo¿, disse ele, que esperava o resultado de uma perícia médica.

A situação das filas também não mudou no posto de Pinheiros, também na zona oeste. Centenas de segurados aguardavam a abertura do posto ontem, por volta das 7 horas.

Questionado sobre a distribuição dos números, o superintendente estadual do INSS, Antônio Carlos Lima, disse que o problema será corrigido em breve.